segunda-feira, 19 de maio de 2014

Por que perdemos a motivação?

Quando iniciamos um projeto ou algum trabalho estamos contaminados por motivação e queremos que todo o  resultado aconteça rapidamente. Mas nem sempre a motivação persiste por um tempo prolongado. Alguns perdem a motivação em questão de horas.
Esta deve ser uma das reações mais comuns entre as pessoas.
Realmente é intrigante a razão que impede a motivação por longos períodos. E uma pergunta surge diante deste cenário: Como podemos resolver este problema e continuar motivado constantemente?
Na verdade a motivação tem que ser compreendida. Quando isso acontece, conseguimos mantê-la. Ficar exposto a novas fontes de motivação é um toque mágico na nossa vida. Porém, quando essa nova fonte passa a ser algo tão habitual, concluiremos que virou algo chato. E aos poucos vai perdendo o seu efeito.
E por que vai perdendo o seu efeito? Somos, diariamente, bombardeados com negatividade e isso apaga toda a motivação.
Agora, se surgir uma nova fonte de motivação, o ciclo inicia novamente. E este novo momento persistirá por algum tempo até que ocorra o desaparecimento do efeito inicial.
Podemos comparar tudo isso com a ação de comer. Se a fome bater agora, por acaso você perguntará: “por que tenho que comer agora, se eu fiz isso ontem?” Claro que você não fará essa pergunta. Aliás, achará a pergunta idiota. Mas é exatamente isso que acontece com a motivação.
Da mesma forma que abastecemos o carro quando está acabando o combustível, temos que reabastecer diariamente a nossa dose de motivação.
Só que muitos não entendem e não percebem que essa motivação diária é importante para prosseguirmos firmes em nossos objetivos.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário